INFORMATIVO

13/11/2019 Quão Eficaz É O Procedimento De Embolização Da Artéria Uterina Para Tratar Miomas Uterinos?

A embolização das artérias uterinas é um método de alta tecnologia no tratamento de doenças neoplásicas e outras do sistema reprodutor feminino. A essência do procedimento é a provocação deliberada da oclusão total do lúmen da artéria que alimenta a estrutura do tumor (geralmente mioma). Para fins de tratamento, pequenas bolas de polímero absorvível cheias de solução salina, chamadas de êmbolos, são usadas. Conforme o tempo avança, eles se dissolvem em células fagocíticas. Há uma fusão do lúmen da artéria e uma violação do fluxo sanguíneo local, a embolização real. A trofia do tumor é quebrada, a sua morte ocorre.

Complicações após o procedimento são possíveis, mas ocorrem em 1% dos casos. Algumas fontes falam sobre números ainda menores. A combinação de eficácia terapêutica e segurança faz da embolização da artéria uterina o único método alternativo para tratar muitas patologias ginecológicas. Incluindo miomas.

Leia mais sobre os princípios da operação da EMA, indicações e contraindicações podem ser encontradas em nossa análise separada.

Síndrome De Dor

Por que isso ocorre?

Dor intensa após EMA é a condição mais comum. É descrito por muitos autores. Estamos falando de uma intensidade significativa da manifestação, os próprios pacientes comparam a natureza do desconforto com as dores do parto. A consequência é de natureza fisiológica e está associada a uma violação local da hemodinâmica e, como resultado, a um espasmo das estruturas do músculo uterino.

O que fazer

É necessário entrar em contato com a clínica onde o procedimento foi realizado. É desejável para o especialista que realizou a intervenção. Como prescrito pelo médico, são utilizados analgésicos à base de metamizol sódico e relaxantes musculares mais fortes e antiespasmódicos (com muita cautela). Nomes específicos de produtos farmacêuticos são selecionados por um especialista.

A falta de analgesia pós-operatória indica falta de pessoal hospitalar qualificado.

Distúrbios Menstruais

Razões

A mudança na natureza da menstruação após a embolização é devido à circulação sanguínea prejudicada nas estruturas uterinas. O corpo leva tempo para se reestruturar de uma nova maneira. A frequência de complicações não excede 10%. Na maioria das situações, o ciclo permanece inalterado. Em caso de utilização de tecnologias de embolização desatualizadas, é possível um atraso de 1-6 meses.

Como isso se manifesta?

Imediatamente após a intervenção para miomas, existe uma ligeira exudação da relação sexual: a quantidade de descarga não excede 20-50 ml. O exsudado tem um caráter misto, seroso e sangrento. Na hora marcada, a menstruação não ocorre ou é caracterizada por um pequeno volume de sangue de saída (hipomenorreia secundária). Possível alongamento do ciclo (opsomenorreia).

Como o problema é resolvido?

Os processos cíclicos serão restaurados por eles mesmos. Nenhum tratamento específico é necessário. No caso de EMA em um paciente com mais de 45-50 anos de idade, a menstruação pode não começar. A embolização da artéria uterina acelera o início da menopausa.

Nascimento Do Nódulo Do Mioma

Quais são as razões?

A expulsão ou o nascimento de miomas após o EMA podem ser previstos com antecedência, com base nos resultados do exame ultrassonográfico das estruturas uterinas. Formações submucosas “nascem” com mais frequência. O motivo da morte dos miomas. Este é o processo de evacuação natural de um objeto estranho das passagens sexuais. No momento, a complicação do nascimento de um nó não é considerada. Pelo contrário, é o resultado desejado do procedimento. A expulsão de conseqüências adversas terá somente no caso de ações iletradas adicionais do cirurgião.

Como reconhecer?

De acordo com os sintomas característicos:

  • fraquezas
  • dor intensa na parte inferior do abdómen (projecção do útero) de um carácter agressivo
  • queda nos níveis de pressão arterial, é possível diminuir para níveis críticos,
  • transpiração sem motivo aparente
  • palidez da pele,
  • sangramento de diferentes graus de intensidade das passagens sexuais,
  • taquicardia (aumento da frequência cardíaca).

Que ajuda é necessária?

Ao nascimento, miomas, tratamento cirúrgico. Necessário para remover a educação. As conseqüências de ações especializadas analfabetas são imprevisíveis: necrose tecidual, choque, infertilidade secundária.

Nas táticas de tratamento do nó de mioma emergente e o controle de pacientes depois da cirurgia pode encontrar-se nesta página.

Crescimento Continuado De Miomas

Por que isso ocorre?

Com embolização adequadamente realizada, o crescimento contínuo não é observado. O desenvolvimento do processo neoplásico é devido à experiência insuficiente do cirurgião operacional: é possível que tenha havido uma vascularização mais intensa do que se pensava anteriormente. O fluxo sanguíneo é perturbado, mas não completamente: o tumor se alimenta à custa de outros vasos. Portanto, antes da intervenção, a ressonância magnética é recomendada.

Como reconhecer?

De acordo com os resultados dos diagnósticos de ultra-som de rotina. O crescimento contínuo é determinado pelo tamanho da neoplasia, sua estrutura, localização.

O que fazer

Você deve entrar em contato com o cirurgião que realizou a operação (ou outro especialista) para decidir se deve repetir o procedimento ou selecionar outros métodos de tratamento terapêutico. Com a ineficácia da embolização da artéria uterina ou a impossibilidade de reoperação recorreu-se à excisão de tecido fibroso.

Necrose Aguda De Estruturas Uterinas

A necrose do útero após a embolização das artérias uterinas foi descrita no final dos anos 90, início dos anos 00. Discurso sobre casos isolados. A complicação foi associada à seleção de material de baixa qualidade para intervenção, baixa qualificação do pessoal. No momento, esses efeitos são impossíveis. Isso nada mais é do que um mito que se espalha pela ignorância dos pacientes em toda a rede. Os médicos que estão insuficientemente informando os pacientes sobre o mecanismo do procedimento também são culpados. A vascularização do útero é suficiente e não se limita a uma única artéria.

A Saída De Educação De Mioma Na Cavidade Abdominal

Discurso sobre mioma, crescendo em uma perna longa fora das estruturas uterinas. Isso não é nada mais que um mito. Ele é distribuído pelos próprios médicos que não entendem suficientemente o mecanismo do efeito terapêutico da embolização da artéria uterina. Ao longo dos anos de prática, não houve esse caso. Não há nada a temer neste caso.

Ganho De Peso

Por que existe?

Por certas razões, o ganho de peso não está instalado. Também não está claro se existe um nexo causal direto entre a embolização e o efeito especificado. Supõe-se que exista um desequilíbrio hormonal na estrutura do equilíbrio de estrogênio e progesterona. Jogos são possíveis.

Como lidar com o estado?

Consulta do endocrinologista e, segundo as indicações, a nutricionista é obrigada. Realizou um estudo da concentração das substâncias ativas da pituitária, tireóide, estrogênio, diagnóstico ultra-sonográfico da cavidade abdominal e pequena pelve. O nível da glicoproteína de transporte de HSPG também é examinado para identificar possíveis patologias por parte das gônadas, fígado, pâncreas. A otimização da dieta, regime de consumo e modo de atividade física é mostrada.

Efeitos Infecciosos

Quais são as razões para isso?

As complicações infecciosas da embolização da artéria uterina são excluídas com preparação adequada para a cirurgia e ações médicas qualificadas. A probabilidade de infecção é influenciada pelos processos inflamatórios atuais, que podem ser agravados após o procedimento. A forma extrema do processo é peritonite ou inflamação do peritônio. Na maioria dos casos, há um efeito iatrogênico (o médico é culpado por não informar suficientemente o paciente ou permitir a operação se houver contraindicações).

Como reconhecer?

Para sintomas típicos. Entre eles estão:

  • dor no abdome inferior, pressionando, puxando,
  • descarregar das passagens sexuais caráter sangrento, seroso ou purulento,
  • peso no estômago
  • aumento da temperatura corporal (hipertermia ao nível febril),
  • náusea
  • dor de cabeça
  • tontura
  • manifestações de intoxicação geral do corpo (fraqueza, sonolência, diminuição do desempenho, sensação de fraqueza, corpo “vatnost”).

Quando ligado ao processo peritoneal, uma dor insuportável de natureza difusa e difusa, náuseas, vômitos indomáveis, postura forçada, não confiável (ao lado, com as pernas dobradas para o estômago), confusão, sudorese, desmaios, patas, coma são adicionados.

O que fazer

Chame uma ambulância para resolver a questão do transporte para um hospital ginecológico ou cirúrgico.

Sangramento

Após a embolização total de sangramento não pode ser. A artéria está bloqueada. Com ações analfabetas do cirurgião operando, um vaso com um derramamento intenso de sangue pode se romper. A situação é considerada urgente e requer intervenção urgente para hematostase e fechamento da estrutura de suprimento sanguíneo. Caso contrário, a morte é possível. A probabilidade de tal cenário é mínima, não há nada a temer.

O Que É A Embolização Da Artéria Uterina No Mioma Uterino?

A embolização arterial é uma técnica microcirúrgica de baixo impacto, que consiste no entupimento artificial dos vasos sanguíneos que fornecem nutrição aos tumores miomas.

Como resultado desse procedimento, os nós “secam”.

Esta técnica irá gradualmente ganhar popularidade nas clínicas russas. Isso é facilitado pelo aumento da incidência de miomas em mulheres modernas.

Existem muitas conjecturas em torno da embolização arterial: alguém a relaciona com a terapia anti-myoma mais eficaz, enquanto outras, ao contrário, acham que tal tratamento não é tão efetivo quanto é dito.

Entretanto, este método de terapia é distinguido por suas contra-indicações e indicações, tem certas desvantagens e vantagens. Além disso, a embolização arterial não é adequada para todos os pacientes com linfonodos miomatosos.

Indicações E Contra-Indicações

Em geral, a embolização uterina é indicada na presença de tais fatores:

  • Se a educação de miomas não exceder o tamanho de uma gravidez de 12 semanas,
  • Quando a paciente está planejando uma gravidez futura, ela precisa preservar os órgãos reprodutivos,
  • Se houver contra-indicações para intervenções cirúrgicas, anestesia, etc.,
  • Se após a remoção do nódulo o mioma continuasse seu crescimento,
  • A presença de adenomiose ou endometriose,
  • Hemorragia pós-parto,
  • Se houver um rápido crescimento da educação, etc.

Como qualquer procedimento médico, a embolização uterina tem contra-indicações características como:

  1. Tamanhos excessivamente grandes de nódulos de mioma quando o útero excede o tamanho de uma gravidez de 25 semanas,
  2. A presença de muitos nós com tamanhos diferentes
  3. Patologia vaginal inflamatória,
  4. Insuficiência renal
  5. Período de gestação
  6. Ruptura do fluxo sanguíneo do mioma
  7. A presença de oncologia concomitante dos órgãos genitais, etc.

Geralmente, quando há contraindicações, é realizada a oclusão arterial, que é realizada por técnica videolaparoscópica.

Às vezes a oclusão é temporária, então o suprimento de sangue é bloqueado por um certo período de tempo com a ajuda de coágulos sanguíneos criados artificialmente, preparações gelatinosas e outros dispositivos e substâncias. No entanto, a oclusão temporária é raramente usada.

Prós E Contras

Como outros procedimentos médicos, a embolização uterina no tratamento de formações de mioma tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Entre as principais desvantagens estão o alto custo do equipamento necessário para o procedimento.

Portanto, nem todos os especialistas em clínicas podem fornecer este serviço.

E ainda há muito poucos especialistas russos no campo da cirurgia endovascular que são capazes de realizar tal operação.

A irradiação de raios-X usada durante o procedimento também é considerada uma desvantagem da EMA no mioma uterino, embora os instrumentos sejam caracterizados por baixas taxas de irradiação. De fato, durante a embolização, o paciente recebe uma dose de raios X semelhante à fluorografia.

A desvantagem da EMA também é considerada a impossibilidade de se levar o biomaterial para o diagnóstico da biópsia. No entanto, o diagnóstico angiográfico elimina completamente essa desvantagem.

Entre as vantagens da EMA, especialistas apontam:

  • Segurança e métodos minimamente invasivos, que não requerem anestesia,
  • Riscos mínimos de recorrência de nódulos de mioma, enquanto que com miomectomia, tais riscos atingem 35-40%,
  • Resultados imediatos, a condição do paciente começa a melhorar logo após o procedimento,
  • Permanência de curto prazo na clínica, não mais de um dia,
  • O risco de complicações é mínimo se o cirurgião que realiza a cirurgia for altamente qualificado. Os riscos são vinte vezes menores do que em qualquer procedimento cirúrgico,
  • A embolização uterina é uma intervenção preservadora de órgãos, devido à qual é possível preservar as funções genitais e do útero.

Se os miomas tiverem aproximadamente o tamanho de uma gravidez de 4 a 5 semanas, a MME não será realizada, porque os vasos são pequenos demais para entrar neles com precisão por um cateter.

Preparação

Antes de realizar o procedimento de embolização uterina, é necessário estabelecer um diagnóstico preciso. Ao confirmar o processo miomatoso, os especialistas determinam a natureza e localização, os parâmetros do tumor e outras características da patologia, após o que a terapia apropriada é selecionada.

O paciente é submetido a um exame preliminar, exames laboratoriais, diagnósticos instrumentais, que permitem aos médicos determinar a condição exata do paciente.

Para conduzir uma EMA, o paciente deve ir à clínica. O procedimento executa-se normalmente no mesmo dia, por isso, é necessário recusar o café da manhã antes de aplicar. Com a área femoral e da virilha, você deve primeiro raspar o cabelo.

Aproximadamente uma semana antes da embolização e durante uma semana após o procedimento, recomenda-se ao paciente usar roupa íntima de compressão para apoiar as veias da perna.

Como Vai A Cirurgia?

O paciente é colocado em uma mesa angiográfica, deitado de costas. A anestesia é realizada no local da inserção do cateter e tratada com um agente anestésico.

Em seguida, o cateter é inserido, é avançado para a artéria uterina esquerda, em que os vasos da formação do mioma estão bloqueados. Ações semelhantes são realizadas em relação à artéria uterina direita.

A embolização ocorre sem anestesia e leva cerca de meia hora. Em casos excepcionais, a embolização dura mais tempo, o que é causado por características clínicas individuais. Para entupimento do vaso durante a embolização, são utilizadas preparações tais como hidropartículas esféricas Bid Block ou partículas PVA não esféricas.

Complicações

A vantagem inquestionável da embolização uterina é a ausência de sangue, no entanto, existem procedimentos e desvantagens na forma de complicações, tais como:

  • Formação de hematoma no local de inserção do cateter,
  • Hipertermia,
  • Sintomas de vômito,
  • Dor na região uterina,
  • A penetração da infecção no útero,
  • Peritonite,
  • Falta de circulação uterina,
  • Tromboembolismo arterial pulmonar,
  • Processos necróticos nas paredes dos tecidos adjacentes no caso de aderências.

Tais complicações na embolização arterial são consideradas raras, porque o procedimento de EMA está se tornando cada vez mais popular em ginecologia. Em muitos pacientes, após a embolização, o fluxo menstrual diminuiu e em alguma menopausa precoce.

O efeito da embolização na reprodução das mulheres não foi totalmente estudado.

Embora as gravidezes na maioria dos casos ocorram com segurança, elas geralmente terminam em abortos espontâneos ou quaisquer complicações no feto, portanto tais pacientes estão necessariamente sob o escrutínio de especialistas ao planejar e ter filhos.

Recuperação Pós-Operatória

Da mesa cirúrgica angiographic, o paciente é movido à enfermaria em uma maca. Depois de algum tempo, o paciente começa a sentir uma dor pronunciada, para o alívio do qual a terapia anestésica é indicada.

Muitas vezes, a dor no útero é complementada por náusea, fraqueza severa, hipertermia leve, etc. Essa condição pode durar um dia ou dois, às vezes mais. Quando a condição estabiliza, o paciente é descarregado. Outra semana, ela é proibida de levantar e arrastar pesos para se envolver em trabalho físico.

Praticamente em todos os pacientes, a normalização estável do ciclo é observada, a compressão de estruturas adjacentes ao útero é eliminada. Pode-se pensar no planejamento da gravidez quando a menstruação é normalizada. Se uma infecção de miomas tiver ocorrido, a antibioticoterapia é prescrita.

Resultados Da EMA

Imediatamente após a introdução do fármaco, o nó começa a colapsar gradualmente, as fibras miomatosas são substituídas por tecido conjuntivo, cerca de um ano após a EMA, o útero se torna padronizado.

Dentro de um ano ou dois, o paciente é capaz de dar à luz independentemente um bebê.

A vantagem principal e indiscutível obtida como resultado da embolização uterina é minimamente invasiva, sem necessidade de anestesia e alta eficácia terapêutica.

Onde E Por Quem É Produzido?

Infelizmente, a técnica de embolização arterial não está disponível hoje em todas as clínicas.

Requer equipamento especializado dispendioso, que nem todas as instituições médicas podem pagar, portanto, a embolização é geralmente realizada em centros médicos especializados de escala regional.

Claro, na capital russa há muito mais oportunidades para tal tratamento.

Contra-Indicações

O procedimento não é realizado com:

  1. Doenças inflamatórias,
  2. Alergias ao medicamento usado para bloquear os vasos sanguíneos
  3. Gravidez
  4. A presença de um tumor maligno no corpo,
  5. Insuficiência renal (isso dificulta o uso de um agente de contraste).

Contra-indicações relativas são:

  • O rápido crescimento de miomas,
  • Nó subsuperficial (superficial) em uma perna fina.

Período De Recuperação

Após a EMA, o paciente é transportado para a enfermaria. No primeiro dia dela ativamente assistindo. Ela toma periodicamente analgésicos. O leve mal-estar é uma reação normal do corpo à morte dos miomas. Geralmente passa dentro de 2-3 dias. Nos hospitais públicos, a hospitalização dura em média 6 dias, em privado – tenta dar alta ao paciente o quanto antes.

Com intoxicação severa é terapia de infusão. Uma solução eletrolítica é injetada na veia e um cateter na bexiga. Isso ajuda a remover a substância de contraste do corpo e reduz os sintomas de intoxicação.

É importante! Após a alta, o paciente precisa limitar o trabalho físico durante a semana, eliminar o levantamento de peso, visitar o banho ou a sauna. O primeiro ultra-som é realizado após 7 dias, o segundo – em um mês. Outras táticas são baseadas na resposta dos miomas à embolização. A vida sexual é recomendada para começar após o final da primeira menstruação.

Alternativa EMA

A embolização das artérias é repleta de complicações, por isso, na prática moderna, recomenda-se a presença de contraindicações para a histeroscopia com ressecção ou laparoscopia (remoção do tumor com acesso do colo do útero ou punção na cavidade abdominal). Por um lado, a interrupção do fornecimento de sangue aos miomas parece menos traumática, mas na verdade é uma intervenção mais grosseira no corpo, com nem sempre consequências previsíveis.

A escolha da técnica depende muitas vezes da posição pessoal do ginecologista.e não de indicações específicas ou contra-indicações. Portanto, antes de tomar uma decisão, é importante encontrar um especialista que inspire confiança, que tenha mostrado sua competência. Os médicos concordam que a embolização pode ser definitivamente recomendada para mulheres no período pré e pós-clima, que não planejam mais conceber.

O Que São Miomas Uterinos?

Esta patologia inclui uma neoplasia benigna na camada muscular do útero. No início de seu desenvolvimento, parece um pequeno nódulo de forma irregular.

É muito fácil reconhecer a doença em um exame de ultrassom, mas mesmo antes de ir ao médico, a mulher pode sentir dor no baixo-ventre, uma violação do processo de micção. Muitas pessoas têm sangramento uterino, que alguns tentam passar como uma violação do ciclo menstrual.

Na maioria das vezes, as mulheres em idade reprodutiva sofrem desta patologia, se atrasada com o tratamento, está perto de infertilidade e outras complicações.

A Essência Do Método

A embolização das artérias uterinas no mioma uterino é um novo método de tratamento desta doença, que permite livrar-se da neoplasia sem recorrer à cirurgia. Complicações após tal intervenção são bastante raras, então o método é considerado o mais suave e bastante eficaz.

Se a embolização da artéria uterina é prescrita para o mioma uterino, a essência do tratamento é a introdução de bolas plastificantes nas artérias que alimentam a neoplasia. Eles bloquearão a corrente sanguínea e as células do mioma morrem gradualmente.

Qual É O Método De Embolização Da Artéria Uterina?

A abreviatura EMA significa uma técnica cirúrgica de baixa traumas que permite cortar o poder dos nódulos do mioma.

Com a embolização arterial, as artérias são bloqueadas por um método artificial. Depois de tal manipulação médica, uma neoplasia nodal resseca.

Recentemente, a popularidade desta técnica em clínicas russas. Contribui para este diagnóstico mais frequente de miomas em mulheres em idade fértil.

Infelizmente, devido à falta de informação, o procedimento é gradualmente coberto de rumores, e a maioria deles não é totalmente plausível.

Gradualmente, os pacientes são divididos em opiniões, alguns deles depositam suas esperanças na EMA e consideram este procedimento um dos mais eficazes no tratamento de miomas. Mas há pessimistas que consideram o exagero em torno da embolização improvável.

EMA não é adequado para todos os pacientes devido a algumas limitações, portanto, a manipulação médica tem suas próprias desvantagens. Embora, apesar de algumas contra-indicações, tenha muito mais vantagens.

Especialistas acreditam que hoje a embolização da artéria uterina é a alternativa mais qualitativa à intervenção cirúrgica. Além disso, após a EMA nas mulheres, o órgão reprodutor é preservado, e a função reprodutiva quase não sofre.

Quando O Método EMA É Aplicado?

Casos em que é necessário usar o EMA:

  • Se uma mulher precisa de uma gravidez futura. Como existem poucos métodos para preservar a função reprodutiva, os médicos prescrevem um EMA.
  • Desde que os tumores miomas não atinjam o volume de gravidez em 12 semanas.
  • Quando doenças concomitantes estão presentes na forma de adenomiose ou endometriose.
  • Quando uma doença recorre, se, após uma remoção prévia, o mioma começou a crescer novamente.
  • Emergiu crescimento inicial de tumores.
  • Sangramento grave após o parto.
  • Quando o paciente tem contra-indicações pessoais para anestesia, a nomeação de operações radicais.

Quem Conduz A EMA?

A embolização de artérias uterinas só é possível em grandes centros clínicos. Lá, cirurgiões competentes que passaram por treinamento adicional poderão resolver um problema delicado. É importante entender que um serviço completamente novo está em grande demanda, o que significa que você precisa esperar na fila para obter ajuda.

Como mostra a prática, nas clínicas metropolitanas não há problemas com a equipe médica e o equipamento. Portanto, é melhor ir para a cirurgia para o tratamento de miomas uterinos.

Segurança De Embolização

Com EMA, todos os riscos de complicações ou situações anormais são reduzidos. Um especialista competente dirá ao paciente o que esperar e como se comportar para evitar o desenvolvimento de possíveis patologias. Durante a operação, o médico não precisa fazer incisões, não há perda de sangue. Não há perigo nem perigo para a vida e a saúde de uma mulher.

Metodologia

A operação é agendada em qualquer dia do ciclo, exceto nos dias em que ocorre a menstruação. Antes de EMA não pode comer e beber, o estômago deve estar vazio. Depois que o paciente toma a medicação prescrita por um especialista, ela é enviada para a unidade operacional.

A desvantagem da maioria das drogas são os efeitos colaterais. Muitas vezes, as drogas causam intoxicação grave, causando subsequentemente complicações nos rins e no fígado. Para evitar os efeitos colaterais dessas drogas, queremos prestar atenção aos fito-ampenos especiais. Leia mais aqui.

Etapas da embolização da artéria uterina:

  • Punção dos vasos. Geralmente, a artéria femoral principal é tomada para esse fim. O médico realiza o tratamento sanitário do local de punção desejado com um anti-séptico especial, após o qual a introdução do introdutor é realizada. Este é um tipo de “manga” de polímero, bastante elástico, permitindo salvar as paredes arteriais dos danos.
  • Angiograma Em seguida, um cateter é inserido na cavidade da “manga”, através da qual os agentes de contraste começam a fluir. Todas as manipulações são controladas por um dispositivo de raios-X, que permitirá tempo para detectar uma área vascular anormal.
  • Recebimento de êmbolos. O cateter continuará seu movimento para a artéria uterina principal, onde os bloqueadores serão liberados. As substâncias entrarão na cavidade até o momento em que ocorrer o fluxo reverso.
  • As ações serão duplicadas com a segunda artéria.
  • Depois de tudo feito, o médico remove lentamente o cateter e os instrumentos auxiliares. Em seguida, uma bandagem de pressão é aplicada ao local de operação.

Um especialista competente, mesmo em um caso muito difícil, não deve gastar mais de uma hora na operação. Na maioria das vezes, 30 minutos são suficientes, mas tudo depende das características do paciente, do tamanho do tumor e das qualificações do médico.

Inicialmente, a mulher receberá medicamentos antiinflamatórios e bloqueadores da dor. Desde que não haja sangramento, a bandagem de fixação é removida no dia seguinte.

Resultado

Depois que o medicamento bloqueador foi introduzido, a destruição parcial das neoplasias nodulares pode ser notada. Fibras do tipo miomatoso são alteradas para tecido conjuntivo.

Após 12 meses, o paciente com útero atinge o tamanho normal sem sinais de alterações patológicas. Depois de alguns anos, um bebê saudável pode nascer de uma mulher.

Ao realizar EMA, o paciente não revelará quaisquer complicações que possam ocorrer após a terapia hormonal ou cirurgia radical. Além disso, patologias uterinas estão ausentes, sua ocorrência só pode ser devido às características individuais dos pacientes.

Segundo especialistas, a embolização da artéria uterina tem 3 vantagens principais:

  • alto efeito terapêutico
  • baixa invasividade
  • não há necessidade de anestesia completa.

Angiogramas antes e depois da embolização da artéria uterina

Possíveis Complicações Após O EMA

Apesar do fato de que durante a operação há invasão mínima, e a liberação de sangue é completamente ausente, uma série de inconvenientes e complicações ainda permanecem:

  • aparecimento de um hematoma na área do cateter,
  • náusea e vômito,
  • reação hipertermica
  • dor na região do útero,
  • possível ocorrência de peritonite,
  • infecção dentro,
  • problemas subseqüentes com circulação uterina,
  • devido à formação de aderências marcadas necrose do tecido adjacente,
  • tromboembolismo arterial pulmonar.

Não fique imediatamente com medo, porque essas complicações são mais raras do que a norma. Portanto, a EMA está ganhando grande popularidade na área ginecológica.

Alguns pacientes relataram que após a realização da embolização, a alta durante o período menstrual tornou-se escassa. Alguns vieram cedo clímax.

O efeito exato da EMA na função reprodutiva feminina não foi totalmente estudado devido à novidade do procedimento. Mas na maioria dos casos, a concepção ocorre sem problemas visíveis, apenas a gestação nem sempre termina com sucesso.

Risco De Recorrência De Miomas

Segundo dados oficiais, após a realização da embolização, o reaparecimento dos miomas é quase impossível. Além disso, formações nodulares miomatosas ainda ocorrem, se a EMA não foi totalmente implementada.

Por exemplo, durante a cirurgia, o cirurgião não conseguiu bloquear o acesso de duas artérias, devido a características individuais ou especificidade do cateterismo.

Fertilidade

A comunidade médica não tem evidências diretas de que, após a embolização, haja problemas com a concepção ou o porte.

Eles podem estar disponíveis, mas é difícil responder à causa da EMA ou à presença de patologias.

Testes em larga escala nesta área não foram feitos. Muitas vezes, após a EMA, a gravidez ocorre rapidamente e prossegue sem complicações específicas.

Como a prática, se uma mulher planeja dar à luz uma criança no futuro, e existe uma alternativa à embolização, então escolha uma técnica diferente.

Estamos falando de terapia, que preservará os órgãos responsáveis ​​pelo componente fértil. Por exemplo, terapia hormonal, que permitirá ao paciente recuperar totalmente após tomar as cápsulas.

Recuperação Após O Procedimento

Algumas semanas após a EMA, o corpo do paciente está ganhando força. Estes 14 dias no hospital são opcionais. Com boa saúde, o paciente pode ir para casa no dia seguinte após a operação.

Pós-operatório:

  • Os próximos 7 dias devem aderir ao repouso e não se sobrecarregar com trabalho físico.
  • Tente não perder medicamentos que aliviam a dor. Além disso, os analgésicos não só contribuem para o alívio do processo inflamatório, mas também resistem ao aumento da temperatura corporal total.
  • Em caso de inflamação grave, um curso de drogas anti-inflamatórias deve ser bebido.

Para que a operação não fosse realizada em vão e terminasse em sucesso, o paciente deveria seguir as recomendações:

  • A primeira semana após a alta, aumenta a quantidade de líquido absorvido. O paciente deve beber bastante água para recuperar em breve.
  • Recuse-se a tomar drogas que afetam a composição do sangue e a diluem. Essas drogas incluem aspirina e agentes similares.
  • É proibido tomar banho, fazer uma visita à sauna ou banho, muito tempo sente-se ou deite-se no banheiro. Alguns dias após o vapor quente da EMA contribui para o desenvolvimento de complicações.
  • Nas próximas semanas, os pacientes precisam observar a paz. Além disso, é necessário abster-se de relações sexuais.
  • Os ginecologistas não aprovam o uso de tampões higiênicos. Após a embolização por vários meses, geralmente vale a pena esquecê-los, apenas juntas sem vários sabores.

EMA E Gravidez

Após a embolização, uma mulher pode facilmente suportar e esperar o nascimento de um bebê saudável. Ao aplicar técnicas radicais, ela foi privada dessa chance.

Os médicos acreditam que a EMA se tornou uma salvação para pacientes jovens que não tiveram tempo de ter filhos antes.

A embolização das artérias mantém a capacidade de continuar a corrida. Portanto, ao diagnosticar miomas, os médicos competentes consideram essa manipulação preferível à histerectomia e miomectomia.

Além disso, ao remover linfonodos miomatosos, há um risco de aderências que localizam tanto o útero quanto o próprio órgão. Como resultado, o paciente desenvolve infertilidade, que não é mais tratável.

É importante entender que mesmo uma operação de alta qualidade não protege o paciente do fato de que a gravidez pode ser interrompida a qualquer momento. Apesar da restauração completa da função da criança, problemas com a gestação podem permanecer. Pacientes que têm nós removidos devem ser supervisionados por um médico para tomar todas as medidas necessárias para preservar o feto.

Posteriormente, 12 meses após a EMA, os nódulos irão se contrair gradualmente, o útero assumirá tamanho normal. A gravidez durante este período é perigosa, uma vez que o processo de recuperação é instável e as contrações uterinas ocorrerão constantemente.

Oponentes Do Método

A comunidade médica foi dividida em dois campos que tentam provar um ao outro seu ponto de vista. De acordo com muitos especialistas, os ginecologistas não querem reconhecer os benefícios da EMA devido ao fato de não estarem envolvidos neste procedimento.

Após um contato mais próximo com os dados estatísticos, fica claro que a maioria das operações cirúrgicas em ginecologia é realizada em conexão com o mioma uterino.

Os médicos estão acostumados a resolver esse problema radicalmente, removendo completamente o órgão ou, em casos raros, amputando os nódulos dele.

Para o procedimento requer o equipamento mais recente e muito caro, a maioria das clínicas não tem. Em todo o país, você pode contar com cerca de 20 clínicas onde você pode realizar EMA de alta qualidade (Moscou, São Petersburgo, Krasnodar, Ecaterimburgo, etc.)

Novamente, se o ginecologista prescrever um encaminhamento para um dos principais centros em consulta, ele perderá automaticamente a maioria de seus pacientes. Infelizmente, o comércio governa em todos os lugares, e até mesmo alguns médicos buscam benefícios em suas decisões.

Fonte: https://pt.dzvranje.org/5884-how-effective-is-the-uterine-artery-embolization-pro.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça sua pré-avaliação sem custos com nosso médico especialista
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial