INFORMATIVO

30/01/2020 Mioma pode deixar mulher com barriga igual à de grávida

Sintoma aparece em um tipo específico do tumor, mas na maior parte dos casos mioma nem dá sinais 

O mioma, tumor que não é câncer e nasce dentro ou fora do útero, é mais comum do que se possa imaginar. Na maior parte dos casos, a mulher nem sabe que o tem. Mas, dependendo do lugar do útero onde surge, pode fazer a barriga crescer a ponto de aparentar gravidez. “No geral, 30% das mulheres com mioma têm sintomas, como sangramentos e dores abdominais. As outras 70% não sentem nada”, diz o ginecologista Marcos Messina. Pesquisa apresentada em documento do Ministério da Saúde aponta que 7% das mulheres tiveram diagnóstico de mioma no país – dentro de grupo com idade entre 15 e 49 anos. Na maioria dos casos, o tumor foi detectado em mulheres com idades entre 30 e 40 anos. Não existe uma explicação para o surgimento. Estudos mostram que ele está relacionado aos hormônios progesterona e estrogênio, que preparam o útero para a gravidez. Por isso há maior incidência entre mulheres durante a idade fértil. Segundo o ginecologista e obstetra Fábio Muniz, as mulheres negras são mais propensas a terem o tumor, embora não se saiba a razão. “O surgimento dos miomas é duas a três vezes mais comum nesse grupo”, diz o médico. Muniz também afirma que o tumor pode demorar para apresentar sintomas, ficando estável por alguns anos para crescer em poucos meses. O tratamento, na maioria das vezes, é feito à base de medicamentos para controlar o fluxo menstrual. “Sem receber sangue, o mioma encolhe”, diz Messina. “Caso seja preciso de cirurgia, é feita a retirada do mioma. Em alguns casos, é retirado o útero”, completa. Outras situações podem pedir que os médicos façam um processo chamado embolização, em que uma espécie de sonda é inserida para cortar a artéria que leva o sangue ao mioma. Sem sangue, o mioma tem seu crescimento interrompido.

Fonte: http://www.vilasmagazine.com.br/noticia-detalhe.php?idConteudo=00000002374

8 respostas para “Mioma pode deixar mulher com barriga igual à de grávida”

  1. Tenho 52 anos, não sou ligada e minha menstruação não vem desde novembro. Após uma relação sexual em junho de 2023, estou percebendo minha barriga grande é com dor na região do umbigo. Será possível que seja gravidez?

  2. Olá, Maria tudo bem?

    Uai 🙋🏻‍♀️ deixa eu te falar!!

    Pra mim,particularmente tudo está indicando Gravidez.
    Porque fazendo Análise aconteceu, está acontecendo logo depois que você teve relação sexual…..

    E também, cada mulher, corpo organismo agi diferente quando fica grávida

    Então o ideal é ir ao médico e fazer exames é claro 🙋🏻‍♀️

    DEUS 🌈 ABENÇOE SEMPRE VOCÊ E TODA A SUA FAMÍLIA 💝💝💝💝💝💝💝💝💝

  3. Oi queria tirar uma dúvida eu parei de tomar meu remédio de engravidar em março de 2023 aí quando foi em em outubro de 2023 eu tomei uma caixa eu parei por que tava me fazendo mal só que nesse mesmo mês fiquei tendo relação com meu marido desse mês pra cá eu não tô tomando mas e todo mês tô menstruando e minha barriga tá grande fui fazer o exame de sangue no posto o resultado deu não reagente será que tô grávida ou é mioma não tô sentindo nada só um pouco de tontura e escorrimento na vista só isso

    1. Boa noite anos atras detetei uma mioma 8cm fiz medicação desapareceu a 10anos sem sintomas e nunca consegui engravidar a 19anos a 6meses tenho tido relação sexual ativa e sem proteção. Durante o mes de março fiquei doente . Mestruei mas quase nada , o mes de desde 22 de março até hoje tenho tido muitos sintomas , enjoo, sensibilidade a cheiro, muita vontade de comer movimentos na barriga seios sensives e escuro muito sono, cambreas e brilho na pel será q estou gravida ou é mioma?

  4. Bom dia tenho uma dúvida sou laqueada só que estou 1 mês com menstruação atrasada só que já fiz o exame de gravidez deu negativo estou com barriga muito grande

  5. Eu estou com mioma intramuscular estou aguardando a cirurgia mais estou com muita dor e estou tendo um escorrimento transparente gosmento e normal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça sua pré-avaliação sem custos com nosso médico especialista
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial