INFORMATIVO

29/05/2020 A IMPORTÂNCIA DO GINECOLOGISTA NA VIDA DA MULHER

O acompanhamento ginecológico deve fazer parte da lista de checkout regular de toda mulher. Isso porque a prevenção continua sendo o melhor caminho para evitar problemas e ter uma boa saúde.

Muitas doenças não se mostram através de sintomas visivelmente perceptíveis, como corrimento, dor e coceira, por exemplo. Apenas com uma consulta ao ginecologista, a realização de exames e uma avaliação completa que se poderá descobrir quaisquer alterações ou irregularidades e buscar a melhor forma de tratamento.

Vale destacar que a maioria das doenças, quando descobertas na fase inicial, tem mais chances de serem diagnosticas e tratadas com maior eficiência. Mas você sabe a importância do ginecologista na vida da mulher?

Vejamos alguns pontos importantes que tornam a consulta ao ginecologista fundamental.

A Viamed é uma empresa especializada no tratamento e embolização de miomas.

Prevenção de doenças

Existem uma série de exames que podem ser requisitados pelo ginecologista, sendo a grande maioria meios de prevenção e diagnóstico prévio para uma série de doenças.

Papanicolau, ou citologia do colo uterino, e a mamografia são alguns exames necessários que devem ser realizados periodicamente. Em geral, recomendasse ir ao ginecologista pelo menos, de seis em seis meses.

As consultas não devem ser unicamente com a intenção de avaliar possíveis problemas como alterações da menstruação, cólicas, alterações nas mamas e TPM, mas para buscar orientações e esclarecer dúvidas que acontecem em cada fase da vida, bem como a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e outras que venham a surgir.

Minimizar os efeitos da TPM

A temida “Tensão pré-menstrual – TPM” é um conjunto de sintomas físicos e psicológicos que altera a qualidade de vida. Alguns sintomas podem causar um enorme desconforto a rotina da mulher, que vão desde dores nas mamas, fadiga, dor nas costas e nos membros inferiores até sintomas de irritabilidade excessiva, nervosismo e instabilidade emocional.

Apenas com orientação de um médico ginecologista será possível minimizar os efeitos da TPM e começar um tratamento apropriado. Para casos mais graves são recomendados medicamentos que podem ser utilizados para amenizar o problema.

Somente a ida regular ao ginecologista poderá ajudar a lidar com o incômodo e a descobrir precocemente se há alguma doença, antes mesmo que ela se instale e cause um mal maior.

Esclarecer dúvidas sobre relação sexual

Devo tomar ou não anticoncepcional? Devo fazer exames periódicos para prevenir as Doenças Sexualmente Transmissíveis ou não? Estas são algumas dúvidas que surgem e que apenas podem ser esclarecidas através de visitas ao ginecologista.

Seja por timidez, constrangimento ou receio que o profissional médico possa compartilhar suas dúvidas com amigos ou parentes, muitas mulheres acabam não comparecendo ao ginecologista para esclarecer dúvidas da vida sexual e assim acabam desconhecendo o próprio corpo.

O fato é que o médico é a pessoa mais indicada para ajudar a viver melhor sua vida sexual e desmistificar certos tabus construídos pela sociedade.

https://clinicadamama.com.br/importancia-ginecologista-na-vida-da-mulher/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça sua pré-avaliação sem custos com nosso médico especialista
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial