fbpx

INFORMATIVO

18/06/2020 A importância do acompanhamento ginecológico

Não é segredo que o acompanhamento ginecológico é fundamental para proporcionar uma vida saudável e de qualidade para todas as mulheres. Apesar de tudo parecer bem na região íntima do corpo, ameaças invisíveis podem colocar em risco o equilíbrio do corpo e comprometer o seu organismo. Sendo assim, é crucial marcar consultas periódicas com um profissional ginecologista e garantir que está tudo sob controle. Os exames preventivos são a melhor forma de evitar surpresas e se proteger de doenças.

Para conhecer um pouco mais sobre a importância de tornar a consulta ginecológica parte da rotina feminina, segue lista com 4 motivos:

1)   Prevenir câncer de mama e colo de útero

            O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres no dia de hoje. A ida ao ginecologista é essencial uma vez que o especialista examina os seios da paciente e realiza a mamografia em casos de irregularidade. Dessa forma, é possível detectar a doença no estágio inicial e proporcionar melhores formas de tratamento. Se o câncer de mama é o que mais afeta o público feminino na atualidade, o câncer do colo de útero está em segundo lugar. Por isso, a realização do exame de Papanicolau é crucial para fornecer o diagnóstico e aumentar as chances de tratamento caso identificado.

2)   Tratar irregularidades do ciclo menstrual

 Após a menarca, muitas mulheres têm que lidar com cólicas menstruais, fluxo irregular e dores crônicas. Esses sintomas podem indicar anomalias nos ovários e no útero, e devem ser comunicadas para um ginecologista. Por meio da consulta, o médico pode avaliar os sintomas do paciente e adequar um tratamento para controlar e regular o ciclo menstrual.

3)   Tratar doenças sexualmente transmissíveis

 Depois do início da vida sexual, utilizar métodos contraceptivos nas relações é fundamental para se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis. Porém, ainda há homens e mulheres que não se protegem adequadamente e acabam transmitindo doenças. Nesse sentido, a ida periódica ao ginecologista é fundamental para identificar possíveis DST’s. O aparecimento de lesões vaginais ou anais, que podem significar doenças sexualmente transmissíveis e tratáveis como herpes e sífilis, sangramento vaginal intenso e forte dor abdominal são alguns dos possíveis sintomas que necessitam de atenção. O médico irá dar suporte ao paciente e pedir exames para descobrir determinada doença. Assim, é importante iniciar o quanto antes.

4)   Fazer acompanhamento pré-natal

 Se já é importante fazer acompanhamento ginecológico sem estar grávida, imagina tendo outro organismo dentro de você, né? Na gravidez a atenção deve ser redobrada, o corpo feminino irá passar por diversas mudanças e é crucial ter um médico que auxilie nas transformações do organismo. A realização do pré-natal representa papel fundamental em termos de prevenção e detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. É nesse período que a realização de exames e ecografias devem ser constantes para garantir uma evolução saudável da gravidez.

            Não há uma idade certa para se consultar com um médico especialista, mas os ginecologistas aconselham que os cuidados comecem logo após a primeira menstruação. Entre jovens e adolescentes, a procura se deve, principalmente, pela iniciação da vida sexual. Entretanto, é importante frisar que a ida ao ginecologista não se restringe à vida sexual, e as mulheres devem ficar atentas para buscar auxílio médico o quanto antes.

            Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância do acompanhamento ginecológico, agende sua avaliação com um especialista e cuide da saúde do seu corpo. Marque logo sua consulta com um ginecologista e tire suas dúvidas!

https://www.centromedicodf.com.br/a-importancia-do-acompanhamento-ginecologico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre no nosso grupo sobre Mioma
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial