INFORMATIVO

13/08/2020 Trombose e anticoncepcional: entenda essa relação de risco

Os anticoncepcionais são grandes aliados das mulheres no planejamento familiar, no controle da TPM e das cólicas.

O mais comum, e de maior uso, a pílula contraceptiva é, em geral, de fácil uso e acesso.

No entanto, como todo medicamento, precisa de prescrição e acompanhamento médico.

Embora traga inúmeros benefícios para a mulher, o anticoncepcional hormonal também tem seus riscos. Entre os mais preocupantes está a possibilidade de desenvolver trombose.

No nosso artigo de hoje vamos falar sobre a relação entre trombose e anticoncepcional. Você saberá como as pílulas funcionam e o que fazer para evitar problemas de saúde com o uso do contraceptivo.

Como funciona o anticoncepcional?

Antes de explicar como funciona o anticoncepcional, é importante dizer que estamos falando de um tipo específico: o hormonal oral — as pílulas.

Os anticoncepcionais orais são hormônios sintéticos que imitam os hormônios naturais femininos, o estrogênio e a progesterona.

As pílulas podem ser combinadas — quando usam os dois hormônios em diferentes formulações — ou terem apenas um hormônio, geralmente a progesterona. Nesse caso são conhecidas como minipílulas.

O contraceptivo simula os hormônios produzidos no ovário, enviando uma mensagem “enganosa” ao cérebro, que faz com que o ovário fique inativo, ou seja, deixe de expelir o óvulo previsto para cada ciclo menstrual. Sem óvulo, não há gravidez.

Qual a relação entre trombose e anticoncepcional?

Os hormônios presentes no anticoncepcional afetam a coagulação sanguínea e podem favorecer a formação de coágulos.

Quando esses coágulos obstruem uma veia tem-se uma trombose venosa profunda, geralmente nas pernas.

O risco maior é esse coágulo se soltar e chegar aos pulmões, causando uma embolia pulmonar. Em casos ainda mais graves, o coágulo pode se formar em uma artéria, causando um AVC ou infarto do miocárdio.

Mas é importante ressaltar que os casos de trombose relacionados ao uso do anticoncepcional são relativamente baixos, e estão mais ligados ao uso de pílulas com hormônios combinados, sendo mais frequente no início do tratamento e em mulheres com fatores de risco combinados.

Por isso, é muito importante consultar o ginecologista antes de começar a tomar um anticoncepcional ou se desejar mudar de marca ou método.

Quais são os fatores de risco para trombose com o uso do anticoncepcional?

Diabetes, histórico de problemas cardiovasculares e do sistema circulatório, obesidade e predisposição genética para a formação de coágulos (trombofilia) são alguns dos fatores de risco para trombose.

Mulheres que fumam não devem fazer uso de contraceptivo hormonal, pois, o tabagismo, aliado aos hormônios do contraceptivo, eleva significativamente os riscos de trombose, AVC e ataque cardíaco.

Como evitar os efeitos adversos dos anticoncepcionais?

Nesse tópico vamos listar três dicas para você evitar ter problemas com o uso do anticoncepcional.

1. Consulte o ginecologista

Nossa primeira dica não poderia ser diferente. Antes de iniciar o uso do anticoncepcional é necessário se consultar com o ginecologista.

O médico vai avaliar seu histórico de saúde, suas necessidades hormonais e hábitos de vida para indicar qual é o melhor método e a dosagem hormonal correta para o seu caso.

2. Pesquise métodos não hormonais

É bom saber que a pílula anticoncepcional não é o único método contraceptivo eficaz.

Há outros métodos não hormonais e que não aumentam o risco de trombose — como o DIU, a camisinha e o anel vaginal — que podem ser boas opções para as mulheres que não podem tomar os contraceptivos orais ou não desejam usá-los.

3. Pratique exercícios físicos

O sedentarismo é outro fator de risco para o desenvolvimento de trombose, uma vez que compromete a circulação sanguínea.

Praticar uma atividade física com regularidade vai ajudá-la a manter o peso adequado e estimular o bom funcionamento do sistema cardiovascular, reduzindo os riscos de trombose — mesmo com o uso do anticoncepcional.

Fonte: https://blog.drconsulta.com/trombose-e-anticoncepcional-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça sua pré-avaliação sem custos com nosso médico especialista
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial