INFORMATIVO

02/10/2020 OUTUBRO ROSA: MITOS E VERDADES SOBRE O CÂNCER DE MAMA
Outubro Rosa: mitos e verdades sobre o câncer de mama | Diagnósticos do Brasil

Outubro foi escolhido como o mês da conscientização do câncer de mama. Conhecido como Outubro Rosa, o período traz uma série de ações para mostrar que o diagnóstico precoce da neoplasia é fundamental para as chances de cura. Anualmente, cerca de 17 mil pessoas morrem só aqui no Brasil em decorrência da doença.

E apesar de muito se falar sobre esse câncer, que é o segundo mais comum no mundo, perdendo apenas para tumores de pele, ainda existe muita desinformação rolando por aí. Por isso, fique atentos às afirmações abaixo e descubra se elas possuem algum fundamento. Vamos lá?

MITO: O câncer de mama só afeta quem tem histórico familiar.

MENTIRA! Quem possui parentes de primeiro grau (mãe, irmãs e filhas) que teve câncer de mama possui um risco maior de desenvolver a doença. Porém, a maioria dos casos diagnosticados é de pessoas que nunca conheceram parentes que desenvolveram a doença – estima-se que de 5% a 10% dos casos têm um componente hereditário.

MITO: Certos modelos de sutiã favorecem o surgimento do câncer

MENTIRA! Na internet, circularam boatos de que sutiãs com armações de arame estariam relacionados ao surgimento da neoplasia, já que restringiriam a circulação sanguínea e linfática. Os oncologistas, porém, nunca encontraram evidências de que o a roupa íntima esteja ligada a casos de câncer.

MITO: Antitranspirantes podem causar o câncer

MENTIRA (em partes)! As justificativas envolvendo esse boato são inúmeras: a pele da axila absorveria componentes químicos que se alojariam nas células mamárias; o antitranspirante criaria uma barreira que impediria a liberação de substâncias tóxicas pelos gânglios linfáticos; cortes feitos por conta da depilação deixaram o corpo vulnerável à contaminação e por aí vai. Isso tudo não faz o menor sentido, mas estudos já comprovaram que, de fato, a axila absorve componentes químicos como o alumínio, que se concentram nas mamas – ainda não se tem, porém, uma confirmação de que isso aumenta o risco de desenvolvimento de câncer.

MITO: Carregar o celular no sutiã pode causar câncer

MENTIRA (em partes)! Muitas mulheres utilizam o sutiã como uma espécie de bolso secreto, levando dinheiro, cartões e, é claro, o celular. Por conta disso, começaram a surgir afirmações de que a radiofrequência dos aparelhos poderia comprometer os tecidos mamários. Até hoje, isso não foi comprovado cientificamente. Muitos estudos analisam o impacto da radiação do celular no cérebro, mas ainda não foi achado nenhuma evidência dessa relação. Ainda assim, muitos médicos recomendam deixar o aparelho o mais afastado do corpo possível, enquanto novos estudos continuam sendo feitos.

MITO: Todo câncer de mama pode ser sentido através de um nódulo

MENTIRA! Muitas mulheres pensam que o autoexame é o suficiente para detectar a neoplasia, já que “é impossível não sentir um caroço nos seios”. Acontece que nem sempre o nódulo aparece, sendo necessário os exames de mamografia periódicos. Mesmo assim, o autoexame é importantíssimo e não deve ser deixado de lado! Também existem diversos mitos em relação aos nódulos, como, por exemplo, de que apenas os mais firmes e difíceis de movimentar representam cânceres. Isso também é errado: toda alteração deve ser investigada por um profissional.

MITO: Apenas mulheres mais velhas desenvolvem o câncer de mama

MENTIRA! A idade elevada costuma ser um fator de risco, mas mesmo mulheres mais jovens podem apresentar tumores mamários. Em 2017, cerca de 4% dos cânceres foram diagnosticados em mulheres com menos de 40 anos, segundo a Sociedade Americana de Câncer. Outro fato é que 1% dos cânceres de mama são diagnosticados em homens.

Fonte: https://www.diagnosticosdobrasil.com.br/artigo/outubro-rosa-mitos-e-verdades-sobre-o-cancer-de-mama

2 respostas para “OUTUBRO ROSA: MITOS E VERDADES SOBRE O CÂNCER DE MAMA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça sua pré-avaliação sem custos com nosso médico especialista
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial