INFORMATIVO

30/06/2020 Tratamentos e medicações para mioma uterino

Não existe uma única melhor abordagem para o tratamento de miomas uterinos – existem muitas opções de tratamento. Se você apresenta sintomas, fale com seu médico sobre as opções para o melhor tratamento.

A Viamed é uma empresa especializada no tratamento e embolização de miomas.

Tratamento conservador

Muitas mulheres com miomas uterinos não sentem sinais ou sintomas, ou somente discretos sinais e sintomas com os quais elas podem conviver. Se este é o seu caso, um tratamento conservador pode ser a melhor opção. Os miomas raramente são cancerígenos. Dependendo de sua localização, eles podem não interferir na gravidez. Eles normalmente crescem lentamente – ou não crescem – e tendem a diminuir após a menopausa, quando os níveis de hormônios sexuais caem.

Medicações

As medicações utilizadas para o tratamento dos miomas uterinos visam atuar nos hormônios que regulam seu ciclo menstrual, tratando os sintomas como sangramento menstrual intenso e pressão pélvica. Eles não eliminam os miomas, mas podem controlá-los. Os medicamentos incluem: Agonistas de hormônio liberador de gonadotropinas (agonista do GnRH). Os medicamentos chamados de agonistas de GnRH tratam os miomas bloqueando a produção de estrogênio e progesterona pelos ovários, colocando você num estado de menopausa temporário. Como resultado, a menstruação para os miomas diminuem e a anemia normalmente melhora. Seu médico pode prescrever um agonista de GnRH para diminuir o tamanho dos seus miomas antes de um tratamento cirúrgico já planejado. Muitas mulheres têm picos de calor significativos ao utilizar os agonistas de GnRH. Os agonistas de GnRH normalmente são utilizados por não mais de três a seis meses pois os sintomas retornam quando a medicação é interrompida e o uso por um período prolongado pode causar perda da massa óssea. Dispositivo intrauterino (DIU) liberador de progesterona. O DIU liberador de progesterona pode aliviar o sangramento intenso causado por miomas. O DIU liberador de progesterona, oferece alívio dos sintomas somente e não diminui os miomas ou os faz desaparecer. Outras medicações. Seu médico pode recomendar outras medicações. Por exemplo, contraceptivos orais ou progestágenos podem ajudar com o controle do sangramento menstrual, mas eles não reduzem o tamanho do mioma. Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), que não são medicações hormonais, podem ser efetivos no alívio da dor relacionada aos miomas, mas eles não reduzem o sangramento causado pelos mesmos. Seu médico pode ainda sugerir que você tome vitaminas e ferro caso você tenha um sangramento menstrual intenso e anemia.

Procedimentos minimamente invasivos

Certos procedimentos podem tratar/remover os miomas uterinos de maneira minimamente invasiva. Incluem: Embolização arterial uterina. Pequenas partículas (agentes embólicos) são injetadas dentro das artérias que fornecem sangue ao útero, cortando o fluxo sanguíneo aos miomas, fazendo com que diminuam e morram. Esta técnica pode ser efetiva na diminuição dos miomas e no alívio dos sintomas que eles causam. Complicações podem ocorrer se o fornecimento de sangue para seus ovários ou outros órgãos estiver comprometido. Miomectomia laparoscópica. Em uma miomectomia, o cirurgião remove os miomas, deixando o útero no lugar. Se os miomas forem pequenos e em pequena quantidade, você e seu médico podem optar por um procedimento laparoscópico, que utiliza instrumentos finos inseridos por pequenas incisões no abdômen para remover os miomas do seu útero. Seu médico visualiza a cavidade abdominal em um monitor utilizando uma pequena câmera conectada a um dos instrumentos. Miomectomia histeroscópica. Este procedimento pode ser uma opção caso os miomas estejam localizados dentro do útero (submucosos).  O cirurgião acessa e remove os miomas utilizando instrumentos inseridos através da sua vagina e colo do útero no seu útero, não sendo necessário a realização de incisões cirúrgicas. Ablação endometrial e ressecção de miomas submucosos. Este tratamento é realizado com um instrumento especial inserido dentro do seu útero. Utilizamos aquecimento, energia em micro-ondas, água quente ou corrente elétrica para destruir o revestimento do útero, tanto interrompendo a menstruação quanto reduzindo o fluxo menstrual. Miomas submucosos podem ser removidos antes da realização da ablação endometrial, mas não trata os miomas localizados fora da cavidade uterina.

Procedimentos cirúrgicos tradicionais

Opções de procedimentos cirúrgicos tradicionais incluem: Miomectomia abdominal. Caso você tenha múltiplos miomas, mioma muito grandes ou miomas muito profundos, seu médico pode utilizar um procedimento cirúrgico abdominal aberto para remover os miomas. Esse tratamento pode ser uma opção para mulheres que preferem permanecer com o útero ao invés de realizar uma Histerectomia. Histerectomia – remoção do útero. Permanece como a única solução permanente comprovada para miomas uterinos. A histerectomia é uma cirurgia de grande porte. Ela encerra as possibilidades de gravidez. Quando o plano cirúrgico envolve a remoção dos ovários, a menopausa ocorrerá e você poderá precisar de reposição hormonal. A maioria das mulheres com miomas uterinos escolhem manter seus ovários.

Complicações do Mioma Uterino

Apesar dos miomas uterinos geralmente não serem perigosos, eles podem causar desconforto e pode levar a complicações como anemia por perda de sangue aumentada.

Miomas e Gravidez

Os miomas geralmente não interferem com a concepção e a gravidez. No entanto, é possível que os miomas possam causar infertilidade ou perda da gravidez. Miomas submucosos podem impedir a implantação e o crescimento do embrião. Nesses casos, recomenda-se a remoção desses miomas por cirúrgia histeroscópica antes de tentar a gravidez ou em casos de abortamento de repetição. Raramente, miomas podem distorcer ou bloquear as trompas de Falópio, interferindo com a passagem dos espermatozóides. Nesses casos a cirurgia para remoção dos miomas também pode ser indicado.

Fonte: https://www.fradesaid.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça sua pré-avaliação sem custos com nosso médico especialista
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial