INFORMATIVO

09/07/2020 Entenda tudo sobre miomas e gravidez

Muitos são os medos em relação à fertilidade, gestação e bem estar do bebê. A mulher se preocupa em estar apta para gestar e deve adotar hábitos saudáveis para ficar tranquila e fazer a sua parte.

A Viamed é uma empresa especializada no tratamento e embolização de miomas.

OS MIOMAS PODEM PREJUDICAR A FERTILIDADE?

Miomas uterinos são comuns, e ocorrem em 5-10% das mulheres inférteis. Alguns tipos de miomas são conhecidos por prejudicar a fertilidade: aqueles localizados dentro da cavidade uterina (submucosos) e miomas grandes (4 cm ou mais) localizados dentro da parede do útero (intramurais) . A maioria das mulheres com miomas não terão problemas de fertilidade, portanto elas e seus parceiros devem passar por avaliações em clínicas especializadas para detectar outras possíveis situações que estão comprometendo sua fertilidade.

COMO OS MIOMAS CAUSAM  INFERTILIDADE?

Algumas explicações de como os miomas podem reduzir a fertilidade.

  • Mudanças na posição do colo uterino devido a miomas podem prejudicar a passagem dos espermatozoides pelo  canal cervical.
  • Mudanças na forma do útero podem interferir com a movimentação espermática
  • Bloqueio das Tubas Uterinas (trompas de Falópio) por conta do mioma.
  • Alteração do suprimentosanguíneo da cavidade uterina onde ocorre a implantação do embrião.
  • Mudanças no músculo uterino que dificultam a implantação embrionária.

O QUE ACONTECEM COM OS MIOMAS DURANTE A GRAVIDEZ?

Miomas são encontrados em 2% a 12% das mulheres grávidas. Nem todos irão crescer e comprometer a gravidez. Se houver crescimento, ele ocorrerá tipicamente nas primeiras 12 semanas e em alguns casos até diminuir conforme a gestação prossegue.

O QUE PODE ACONTECER SE UM MIOMA CRESCER DURANTE A GRAVIDEZ?

Em alguns casos, miomas podem crescer e causar dor importante que pode levar à hospitalização. Miomas também podem alterar a posição do feto, aumentando o risco de cesárea, aborto ou parto prematuro. Devem-se buscar as recomendações de um ginecologista de como lidar com os miomas, raros são os casos em que a cirurgia é necessária durante a gestação, já que a miomectomia durante a gestação implica risco grande de sangramento.

Miomas uterinos são comuns e na maioria dos casos não trazem alterações à saúde da mulher e do bebê. Mas em alguns casos podem afetar a fertilidade de muitas formas. Existem vários tratamentos disponíveis, que variam conforme a gravidade dos sintomas, tamanho e posição dos miomas, além do desejo reprodutivo da mulher. É importante sempre ter o cuidado de fazer os exames para detectar o tratar do problema o mais breve possível. Procure seu ginecologista em clínicas especializadas para que possa sentir-se confortável e tratar a questão com naturalidade.

www.vidabemvinda.com.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça sua pré-avaliação sem custos com nosso médico especialista
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial