INFORMATIVO

16/07/2020 Mioma, na maioria dos casos, não é motivo para preocupação
Mioma, na maioria dos casos, não é motivo para preocupação

O mioma só se torna preocupante quando começa a apresentar sintomas como menstruação irregular, cólicas e sangramentos Muitas mulheres…

mioma só se torna preocupante quando começa a apresentar sintomas como menstruação irregular, cólicas e sangramentos


Muitas mulheres têm mioma, mas elas só o descobrem quando o médico realiza o exame de toque ginecológico de rotina. Apesar disso, ele não é motivo para preocupação, pois trata-se de um tumor benigno composto basicamente de músculo uterino que cresce dentro ou fora do útero e pode alterar o formato do órgão à medida que se desenvolve. O risco desse tipo de tumor se transformar em câncer é praticamente nulo.
O mioma costuma permanecer do mesmo tamanho durante muitos anos, mas pode crescer em poucos meses. Ele é mais frequente em mulheres entre os 40 e os 50 anos e é de três a nove vezes mais comum naquelas da raça negra. A confirmação do diagnóstico é feita pela ultrassonografia transvaginal, exame que ajuda a detectar a quantidade de miomas, o tamanho e a localização exata de cada um.

Causas e sintomas do mioma

A causa do mioma é desconhecida. O que se sabe é que a progesterona e o estrogênio influenciam o seu desenvolvimento, tanto que com a chegada da menopausa, e a queda na produção do estrogênio, o mioma costuma encolher e muitas vezes pode até desaparecer. Durante a gravidez, ao contrário, sua tendência é aumentar. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento do mioma são a idade, o histórico familiar, a origem étnica e a obesidade.
Em muito casos, o mioma só começa a apresentar sintomas quando começa a crescer. Os mais comuns são:

  • Menstruação irregular, forte e por períodos prolongados – o que pode levar à anemia;
  • Cólicas;
  • Sangramento fora de hora (entre uma menstruação e outra);
  • Dores abdominais, pélvicas e na relação sexual;
  • Problemas urinários (vontade mais frequente de urinar, infecção do trato urinário, cistite, infecção dos rins).

Tratamento do mioma

Não existe um medicamento que faça o mioma desaparecer. Algumas drogas conseguem impedir o seu crescimento ou até reduzir o seu tamanho temporariamente, mas como elas causam efeitos colaterais fortes e não podem ser usadas por mais do que três a quatro meses, o mioma volta a crescer quando o tratamento é interrompido.
Quando ele se desenvolve e começa a apresentar sintomas, as opções de tratamento incluem o uso de pílula anticoncepcional; intervenção não cirúrgica, como a embolização da artéria uterina, uma técnica que obstrui as artérias que alimentam o mioma e o fazem crescer; ou cirurgia para a retirada do mioma e, nos casos graves, de retirada do útero (histerectomia).
A cirurgia é indicada conforme as características do mioma e a idade da mulher. A decisão leva em conta, além do desejo de uma futura gestação, o tamanho, a localização e o número de miomas. O procedimento pode ser do tipo conservador, quando apenas o mioma é retirado, ou radical, quando inclui a histerectomia. A cirurgia radical envolve a retirada do corpo uterino doente, preservando o colo do útero.

Fonte : www.drconsulta.com/servicos/consultas

2 respostas para “Mioma, na maioria dos casos, não é motivo para preocupação”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça sua pré-avaliação sem custos com nosso médico especialista
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial