INFORMATIVO

26/10/2020 O que é útero didelfo
O que é útero didelfo

O útero didelfo caracteriza-se por uma anomalia congênita rara, em que a mulher possui dois úteros, podendo ter cada um a sua abertura, ou terem ambos o mesmo colo uterino.

As mulheres que possuem um útero didelfo podem engravidar e ter uma gravidez saudável, no entanto existe um maior risco de ocorrer um aborto ou o nascimento de um bebê prematuro, em relação a mulheres que têm um útero normal.

Quais os sintomas

Geralmente, as pessoas com útero didelfo não manifestam sintomas, sendo o problema detetado apenas no ginecologista, ou quando a mulher experimenta vários abortos seguidos.

Quando a mulher além de possuir um útero duplo, possui também duas vaginas, percebe que durante o período menstrual o sangramento não para quando ela coloca um absorvente interno, isto porque o sangramento continua a ocorrer pela outra vagina. Nestes casos, o problema pode ser mais facilmente detetado.

Maior parte das mulheres com útero didelfo têm uma vida normal, no entanto o risco de sofrer de infertilidade, abortos, partos prematuros e anomalias no rim é maior que em mulheres com um útero normal.

Possíveis causas

Não se sabe ao certo o que causa o útero didelfo, mas pensa-se que este é um problema genético já que é habitual acontecer em vários membros da mesma família. Esta anomalia forma-se durante o desenvolvimento do bebê ainda na barriga da mãe.

Em que consiste o diagnóstico

O útero didelfo pode ser diagnosticado mediante a execução de um ultrassom, ressonância magnética ou histerossalpingografia, que é um exame ginecológico de raio-X, feito com contraste.

Fonte: https://www.tuasaude.com/utero-didelfo/

2 respostas para “O que é útero didelfo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça sua pré-avaliação sem custos com nosso médico especialista
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial