INFORMATIVO

06/11/2020 MIOMA UTERINO: A RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA COMO ALTERNATIVA A CIRURGIA

O QUE SÃO MIOMAS UTERINOS? OS TUMORES MAIS COMUNS DO TRATO GENITAL FEMININO SÃO TUMORES BENIGNOS (NÃO CANCEROSOS) QUE CRESCEM NA PAREDE DO ÚTERO. SUA CAUSA NÃO É CONHECIDA EXATAMENTE, EMBORA EXISTA UMA PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA QUE CONDICIONA A MAIOR SENSIBILIDADE AOS HORMÔNIOS FEMININOS. O TAMANHO DOS MIOMAS É MUITO VARIÁVEL, PODENDO TER O TAMANHO DE UM GRÃO DE FEIJÃO OU ALCANÇAR GRANDES TAMANHOS, LEVANDO A UM AUMENTO DO VOLUME DO ÚTERO, SEMELHANTE AO DE UMA GRAVIDEZ.

Mioma

O INÍCIO

Depois de se fazer uma pequena incisão na virilha, o Radiologista Intervencionista insere um fino cateter na artéria femoral e o conduz até a artéria uterina, que nutre o mioma.

Mioma-02
O TRATAMENTO
Mioma-03

O médico introduz o cateter até a artéria uterina, que leva sangue para o mioma.
Com a ajuda do microguia, o microcateter é avançado no interior da artéria uterina e através dele se injeta as micropartículas.
Estas micropartículas são levadas até o mioma pelo fluxo sanguíneo até obstruir os pequenos vasos que nutrem o mioma. Dessa maneira cortam seu suprimento de sangue, promovendo assim a morte do mioma.

INFORMAÇÕES GERAIS

A embolização para tratamento dos miomas é realizada desde 1995. Por mais de 20 anos os radiologistas intervencionistas usam este tratamento com grande sucesso, para o tratarmento de hemorragias graves pós-parto e atualmente a embolização de miomas é realizada em hospitais de todo o mundo, com excelentes resultados. Hoje as pesquisas mostram, com o mais elevado grau de evidência científica, que os resultados da embolização de miomas são simila- res aos da histerectomia (cirurgia de retirada do útero) quanto a melhora dos sintomas e da qualidade de vida.

BENEFÍCIOS
  • Geralmente, a paciente permanece internada apenas uma noite;
  • Muitas mulheres podem retomar às suas atividades diárias alguns dias após a embolização, sendo que a maioria retorna às atividades habituais entre 7 e 10;
  • Em cerca de 90% dos casos, as hemorragias são resolvidas com este tratamento;
  • A embolização elimina a dor em 85% das pacientes;
  • A embolização pode ser utilizada para tratar múltiplos miomas e de grande tamanho;
  • São raros os casos em que os miomas reaparecem após a embolização;
  • Estudos de médio e longo prazo demonstram que a embolização de miomas uterinos é efetiva e que a taxa de recorrência é baixa;
  • Estudos avaliando os resultados da embolização a longo prazo (10 anos) estão em andamento, porém em um estudo de seis anos de segmento, não houve nenhum caso no qual os miomas embolizados voltaram a crescer.
RISCOS

A embolização de miomas uterinos é considerada um procedimento muito seguro. Entretanto, como em qualquer procedimento, há alguns riscos associados:

  • Nas primeiras horas após o procedimento a maioria das mulheres referem dor em cólica (que pode ser bem controlada com uso de analgésicos);
  • Algumas pacientes podem apresentar febre e náuseas (estes efeitos cedem com medicamentos);
  • Um reduzido número de pacientes sofrem de infecções, que geralmente são tratadas com antibióticos;
  • Em 1% das pacientes existe risco de que se produzam danos no útero, que pode tornar necessário uma histerectomia (retirada cirúrgica do útero). As taxas de complicações mencionadas acima, são inferiores às causadas pela histerectomia e miomectomia (retirada cirúrgica dos miomas);
  • Em um número reduzido de pacientes, a embolização desenca- deia a menopausa. A probabilidade de que isto ocorra é maior quando a paciente se encontra próximo da menopausa.

As miomectomias (retirada cirúrgica dos miomas) apresentam riscos maiores de complicação, como por exemplo:

  • Infecções e hemorragias que podem necessitar de transfusões sanguíneas;
  • O período de recuperação é mais prolongado após uma miomectomia abdominal e pode durar várias semanas.

Fonte: https://marciomedeiros-al.com.br/2015/10/mioma-uterino-a-radiologia-intervencionista-como-alternativa-a-cirurgia/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça sua pré-avaliação sem custos com nosso médico especialista
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial