INFORMATIVO

23/11/2020 A ACUPUNTURA COMO ALIADA NO TRATAMENTO DOS MIOMAS UTERINOS

Miomas uterinos e a acupuntura têm uma relação estreita e antiga. Já nos livros mais antigos pode-se ler sobre o útero e suas desarmonias. Para entendermos um pouco mais é necessário entendermos o que é o mioma e o que causa na mulher.

Miomas são tumores benignos que se instalam na região pélvica, dependendo da localização é dado um nome diferente, por exemplo, mioma subseroso localiza-se na região mais externa do útero, já o mioma intramural cresce no interior da parede interna do útero e assim existem outras localizações com diversas denominações.

Na visão ocidental as causas dos miomas uterinos são genéticas, ou seja, se sua mãe ou irmã tem ou teve um mioma suas chances aumentam. a questão hormonal também pode contribuir – os hormônios femininos, estrógeno e progesterona em desarmonia podem desenvolver miomas. Alguns cientistas acreditam que haja uma predisposição genética para o surgimento da doença ligada à uma maior sensibilidade à estimulação hormonal (principalmente estrogênio).

Entre os sintomas estão o período menstrual excessivo e prolongado, escapes de menstruação durante o mês, dor pélvica, micção frequente, dor nas relações sexuais, infertilidade.

Os miomas uterinos na medicina tradicional chinesa

Em uma visão oriental utilizando os conceitos da medicina tradicional chinesa miomas fazem parte de uma denominação que utilizamos chamadas de Massas Abdominais, que incluem também os cistos ovarianos, por exemplo.

Suas causas são diversas, porém as desarmonias principais encontram-se entre baço, fígado e rins, associados a alguns padrões emocionais, hábitos alimentares e estilo de vida. Por isso, a importância do tratamento acontecer de forma holística, associando acupuntura (somada a magnetoterapia), auriculopuntura, alimentação, exercícios físicos e energéticos.

Fazendo uma avaliação emocional, muitos estudiosos da metafísica concluem que mulheres que desenvolvem miomas “traem seus úteros”, e o que seria isso? Assumem posturas masculinas diante da vida, muitas vezes são mulheres que assumem o papel do homem dentro de casa, que não se permitem serem cuidadas.

Decidem e controlam tudo, ou ainda, que negam sua essência, sempre se submetendo à vontade dos outros e com grandes dificuldades de dizer não, vão assumindo obrigações que não deveriam e até mesmo não queriam, por conveniência ou medo de ficarem sozinhas.

A acupuntura como tratamento para os miomas uterinos

Dessa forma, entendo o tratamento que realizo como acupuntura energética porque utilizo os conceitos e técnicas da medicina chinesa como acupuntura, magnetoterapia, orientações alimentares, fitoterapia, exercícios energéticos como o Jin Shin Jyutsu, capaz de ajudar tanto no tratamento físico como emocional, florais de Bach, orientações sobre hábitos de vida e meditações, dependendo da necessidade de cada mulher.

O tratamento que geralmente ocorre junto com a prescrição médica, beneficia a mulher em vários sentidos, melhora dos sintomas, melhora do estado geral e consequentemente melhora da qualidade de vida da mulher, muitas vezes podemos observar redução significativa do tamanho do mioma.

Texto retirado da internet.
Escrito por Flavia Macedo Parente (Fisioterapeuta e Acupunturista)
18/04/2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça sua pré-avaliação sem custos com nosso médico especialista
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial