INFORMATIVO

04/04/2022 Embolização combate mioma com procedimento minimamente invasivo

Os miomas são tumores benignos do útero que acometem as mulheres, principalmente em idade fértil, pois seu crescimento está relacionado a fatores hormonais. Por não serem câncer, eles não apresentam riscos de metástases e seus sintomas estão relacionados ao seu crescimento no útero. Para alguns desses casos, o Hospital Mãe de Deus conta com uma alternativa de tratamento segura, eficiente e minimamente invasiva: a embolização das artérias uterinas.

Normalmente a indicação de tratamento dos miomas está relacionada ao surgimento de sintomas, sendo que os principais são: dor e cólica abdominal, sangramento uterino, aumento do fluxo e dos dias de menstruação, compressão da bexiga, intestino e estruturas da pelve.

A escolha da opção de tratamento mais adequada é baseada na idade das pacientes, no tamanho dos miomas e na sua localização, sempre sendo importante uma avaliação e discussão entre o ginecologista, o intervencionista e a paciente sobre a melhor alternativa para cada caso. Entre as principais formas de terapia dos miomas estão a histeroscopia, videolaparoscopia, a ressecção cirúrgica e a embolização das artérias uterinas.

A embolização consiste em uma pequena punção da artéria femoral na região da virilha e, através de pequenos cateteres (tubos plásticos), o médico intervencionista navega até as artérias uterinas, onde são injetadas diminutas esferas que ocluem o fluxo sanguíneo dos tumores, provocando isquemia e necrose dos miomas. Com o passar dos meses ocorre a redução do volume uterino e melhora dos sintomas em mais de 90% das pacientes. Após o procedimento e retirada dos cateteres, a paciente é encaminhada para a sala de recuperação onde permanece por cerca de 24 horas.

“Com o uso dessa técnica, em seis meses, o mioma perde cerca de 50% do seu volume, e, assim, ocorre a redução gradual dos efeitos no organismo. É uma tecnologia minimamente invasiva e que pode beneficiar muitas mulheres, preservando o órgão e garantindo o retorno precoce da paciente às suas atividades”, ressalta o radiologista intervencionista do Centro de Medicina Intervencionista do Hospital Mãe de Deus, Dr. Eduardo Medronha.

https://www.maededeus.com.br/embolizacao-combate-mioma-com-procedimento-minimamente-invasivo/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça sua pré-avaliação sem custos com nosso médico especialista
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial