INFORMATIVO

08/04/2022 Mioma Uterino: Preservação do Útero através de tratamento de Embolização

Mioma Uterino: Preservação do Útero através de tratamento de Embolização

Os miomas uterinos são tumores benignos que se desenvolvem no útero, onde ao depender de fatores, como região do útero, tamanho e quantidade, podem ou não gerar algum tipo de sintoma.

Um dos principais sintomas consiste no aumento do fluxo menstrual e/ou no aumento do número de dias do ciclo. Além destes, podem também apresentar outros sintomas como: urgência miccional (dificuldade de prender a urina), aumento do número de vezes que se necessita urinar, obstipação intestinal, aumento de cólica menstrual, desconforto na região pélvica, aumento do volume abdominal, além de dor durante a relação sexual.

Outros problemas em que os miomas podem ser responsáveis, são pela infertilidade ou problemas durante a gestação, mas isso ocorre em uma pequena parcela de pacientes. Muito embora este seja um problema conhecido entre as mulheres, pouco se sabe, no meio comum, sobre o tratamento através da Embolização do Mioma Uterino.

Este tratamento consiste em um todo o procedimento minimamente invasivo e tem como objetivo a interrupção do fluxo sanguíneo arterial para os miomas, fazendo com que eles regridam de tamanho. Sendo realizado com anestesia local, através da punção da artéria femoral, localizada na região da virilha, é introduzido um cateter a ser conduzido por dentro das artérias, até chegar na artéria uterina, que fica na pelve.

Nesta artéria uterina, são injetadas partículas esféricas microscópicas e conduzidas pelo fluxo arterial até a microcirculação que alimenta os miomas. Ali, essas microesferas se depositam, bloqueando o fluxo sanguíneo para os miomas uterinos. Com isso, a tendência é que eles se degenerem, e as células musculares sejam substituídas por células de cicatrização (fibrose). Ou seja, a evolução natural é que os miomas diminuam de tamanho e, em alguns casos, até desapareçam.

Do diagnóstico à indicação ao procedimento:

Geralmente, os miomas são encontrados durante o exame físico do ginecologista, que pode sentir o volume do útero aumentado, podendo confirmar o diagnóstico com o exame de ultrassom pélvico. A ressonância magnética da pelve entrega melhor detalhamento anatômico e mais informações necessárias para justificar a indicação.

Toda paciente que apresenta sintomas desconfortáveis é potencialmente candidata a fazer uma embolização, independentemente da quantidade, tamanho e/ou localização dos nódulos de mioma. Mas, o sucesso do resultado está diretamente relacionado a todo um processo de investigação, diagnóstico, correta seleção e indicação do procedimento, e acompanhamento na pós-embolização.

Consiste em um tratamento muito seguro, tendo sido cada vez mais utilizado para tratar esse problema. Lembrando que todo o processo pré e pós-embolização do Mioma Uterino deve, necessariamente, ser feito em equipe, composta pelos médicos Ginecologista e o Radiologista Intervencionista.

Entre as vantagens da Embolização do Mioma Uterino, destacamos:

• Procedimento minimamente invasivo;
• Anestesia local;
• Preserva o útero, dando à mulher a possibilidade de engravidar posteriormente;
• Rápida recuperação;
• Não deixa cicatrizes;
• Causa poucos traumas ao organismo da mulher.

https://rsaude.com.br/uberaba/materia/mioma-uterino-preservacao-do-utero-atraves-de-tratamento-de-embolizacao/15322

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça sua pré-avaliação sem custos com nosso médico especialista
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial