INFORMATIVO

02/12/2019 Sangramento em excesso na menstruação pode ser mioma; entenda!

Apesar do tumor ser benigno, problema pode causar complicações e necessita de acompanhamento médico

Geralmente, os miomas só apresentam sintoma a partir dos 35 anos de idade.

Como é o seu fluxo menstrual, você observa a quantidade de sangue expelida? É importante que as mulheres conheçam seu corpo e os sinais que ele dá! Algum miomas podem causar sangramento excessivo durante a menstruação e causarem anemia na mulher. Apesar de serem benignos, os tumores precisam ser analisados por um médico, porque podem gerar complicações.

O ginecologista e obstetra César Fernandes comenta que geralmente, os miomas só apresentam sintoma a partir dos 35 anos de idade. “Muitas mulheres desenvolvem anemia por conta da perda excessiva de sangue. Isso predispõe a mulher à fadiga, doenças infecciosas, desmaios e perda de sentidos”, explica.

Como identificar o sangue de mulheres que tem miomas? “Ele é mais vermelho e tem coágulos. A menstruação aumenta em quantidade e duração e pode se estender por vários dias”, diz Fernandes.

Tipos de miomas: Existem os intramurais, que crescem na parede do útero, os subserosos, que crescem para fora do útero, e os submucosos, que se desenvolvem dentro da cavidade uterina. De acordo com o ginecologista, esse último é o que mais provoca sangramento e dores e afeta a saúde.

Tratamento personalizado: O tratamento depende da idade da mulher, do desejo de engravidar, do volume e da repercussão do tumor na saúde. “Se a pessoa quer ter filhos e o mioma é pequeno ou médio, existem remédios para reduzir o volume e a quantidade de sangramento”, explica o especialista.

Contudo o tratamento clínico pode não obter êxito. Nesse caso, é necessário operar. Quando a paciente está chegando na menopausa, não quer engravidar ou já teve filhos, o médico propõe a retirada do útero e das trompas. 

Na menopausa é pouco provável que apareçam miomas.

https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/11/2019/sangramento-em-excesso-na-menstruacao-pode-ser-mioma-entenda#:~:text=Algum%20miomas%20podem%20causar%20sangramento,m%C3%A9dico%2C%20porque%20podem%20gerar%20complica%C3%A7%C3%B5es.

3 respostas para “Sangramento em excesso na menstruação pode ser mioma; entenda!”

  1. ola boa tarde tenho tres miomas no meu ultero so q agora fizer uma ultrassom trasvagina e a medica contastouq apareceu outro miomas , e q meu ultero esta crecendo so q ñ sinto dor e nem sangramento ou seja minha mestruaçao vem bem pouquinha . o que eu devo fazer me ajudem por favor .meu sonhor era ter mais um filho(a) pois ja tenho um menina q vai fazer 11 anos . me ajudem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça sua pré-avaliação sem custos com nosso médico especialista
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial