INFORMATIVO

15/09/2020 Quando os miomas comprometem a fertilidade?

Mioma é a doença benigna uterina mais comum nas mulheres em idade reprodutiva. Estima-se que 50% das mulheres neste período podem apresentar miomas uterinos. Desenvolvem-se a partir da proliferação de células da camada muscular do útero e tendem a regredir após a menopausa.

Mioma e Infertilidade

Como fator isolado, o mioma é responsável por apenas 4% das causas de infertilidade. Como se trata de uma alteração comum, podemos encontrar miomas durante a investigação de casais com infertilidade, mas na maioria das vezes, não é a causa ou o único fator de infertilidade.

A localização e tamanho dos miomas podem comprometer a fertilidade. Assim, miomas que estão localizados no endométrio, local de implantação do embrião, podem comprometer a fertilidade e devem ser operados. São chamados de miomas submucosos. Essa localização do mioma, no endométrio, pode estar relacionada com sintomas como aumento do fluxo menstrual e cólicas.

Miomas intramurais estão localizados na parede uterina e, dependendo do tamanho, em geral acima de 4 a 5 cm, podem distorcer a cavidade uterina e reduzir a chance de gestação. Esses miomas não costumam dar sintomas como os submucosos.

Os miomas subserosos, que ficam na parte externa do útero, dificilmente comprometem a fertilidade.

Na gestação, os miomas podem crescer, pois dependem de hormônios como estradiol e progesterona. Com isso, a chance de abortamento, trabalho de parto prematuro e ruptura prematura de membranas ovulares aumenta em miomas volumosos.

Quando devo operar?

A cirurgia está indicada em pacientes com miomas submucosos e / ou miomas maiores que 4 a 5 cm, principalmente os que distorcem a cavidade uterina. Se causarem sintomas importantes como sangramento, dor abdominal e abortamento de repetição, também devem ser retirados.

A Viamed é uma empresa especializada no tratamento e embolização de miomas.

Fonte: http://www.vidabemvinda.com.br/blog/quando-os-miomas-comprometem-a-fertilidade/

2 respostas para “Quando os miomas comprometem a fertilidade?”

    1. Estamos localizados em São Paulo, mas atendemos pacientes do todo o território nacional.

      Realizamos a avaliação a distância e o procedimento é realizado em São Paulo.

      Somos o maior centro de tratamento para embolização de mioma no Brasil.
      Já realizamos mais de 2000 mil casos com sucesso.

      Para marcar avaliação com nosso especialista entre em contato no Whatsapp 11 95552-4282 – ou ligue para falar com Ana – 11-5908.5680 – Atendemos convênios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça sua pré-avaliação sem custos com nosso médico especialista
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial