fbpx

INFORMATIVO

16/10/2020 Existe evidência científica dos resultados entre os procedimentos de miomectomia versus embolização de mioma?

Pacientes submetidas tanto a miomectomia quanto a embolização das artérias uterinas para o tratamento do leiomioma uterino sintomático apresentam, no período de seguimento de 6 a 24 meses, melhora significativa nos sintomas e nos escores avaliadores de qualidade de vida, obtidos através de questionários validados, utilizados na análise destes domínios40(A) 41-46(B).

Pacientes submetidas à embolização necessitam de menor período de internação hospitalar40(A) 41,43(B). Apresentam ainda retorno precoce as atividades habituais5 (B), e menor frequência de eventos adversos40(A) 42,43,45(B). Apesar das pacientes submetidas à embolização necessitarem de maior número de re-intervenções (histerectomia; miomectomia ou re-embolização), por persistência ou recorrência dos sintomas46(B), não é demonstrada diferença significativa em relação às re-intervenções do grupo submetido à miomectomia (RRA=0,092 com IC95%: -0,195 a 0,011)

Fonte: Estudo Completo sobre Embolização de Mioma – ANS – Autores diversos

http://www.ans.gov.br/images/stories/Plano_de_saude_e_Operadoras/Area_do_consumidor/Estudo_AMB_EAU_completo.pdf

2 respostas para “Existe evidência científica dos resultados entre os procedimentos de miomectomia versus embolização de mioma?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre no nosso grupo sobre Mioma
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial