INFORMATIVO

09/12/2020 Remédios para mioma no útero

Os medicamentos para tratar os miomas uterinos têm como alvo os hormônios que regulam o ciclo menstrual, que tratam sintomas como o sangramento menstrual intenso e a pressão e dor pélvica, e embora não eliminem os miomas por completo, podem diminuir o seu tamanho.

Além disso, também são usados remédios para reduzir o sangramento, outros que ajudam a aliviar a dor e o desconforto e também suplementos que previnem o desenvolvimento de anemia, porém nenhum destes medicamentos atua na redução do tamanho dos miomas.

Os miomas uterinos são tumores benignos que se formam no tecido muscular do útero. Sua localização no útero pode variar, assim como o seu tamanho, que pode ser de microscópico até tão grande como um melão. Os miomas são muito comuns e embora alguns sejam assintomáticos, outros podem causar cólicas, sangramentos ou dificuldade para engravidar. 

A Viamed é uma empresa especializada no tratamento e embolização de miomas.

Remédios para mioma no útero

1. Agonistas do hormônio liberador de gonadotrofinas

Estes medicamentos tratam os miomas através da inibição da produção de estrogênio e progesterona, o que faz com que não ocorra menstruação, o tamanho dos miomas diminua e em pessoas que também sofrem de anemia, melhorem este problema. No entanto não devem ser usados durante muito tempo porque podem tornar os ossos mais frágeis.

Os agonistas do hormônio liberador de gonadotrofinas podem ainda ser prescritos para diminuir o tamanho dos miomas antes de realizar uma cirurgia para a sua remoção.

2. Dispositivo intrauterino liberador de progestagênios

O dispositivo intrauterino liberador de progestagênios pode aliviar o sangramento intenso causado pelos miomas, no entanto, estes dispositivos apenas aliviam os sintomas, mas não eliminam nem reduzem o tamanho dos miomas. Além disso, também têm a vantagem de prevenir a gravidez, podendo ser usado como anticoncepcional. Saiba tudo sobre o dispositivo intrauterino Mirena.

3. Ácido tranexâmico

Este remédio serve apenas para reduzir a quantidade de sangramento causado pelos miomas e só deve ser usado apenas nos dias de sangramento intenso. Veja outros usos do ácido tranexâmico e quais os efeitos colaterais mais comuns.

4. Anticoncepcionais

O médico também pode aconselhar a toma de um anticoncepcional, que embora não trate o mioma nem reduza o seu tamanho, pode ajudar a controlar o sangramento. Saiba como tomar o anticoncepcional. 

5. Anti-inflamatórios não esteróides

Os anti-inflamatórios não esteróides, como ibuprofeno ou diclofenaco, por exemplo, podem ser eficazes no alívio da dor causada pelos miomas, no entanto, estes remédios não têm a capacidade de reduzir o sangramento.

6. Suplementos vitamínicos

Devido ao excesso de sangramento que geralmente é causado pela presença de miomas, é muito frequente que pessoas com esta condição sofram também de anemia. Assim, o médico pode recomendar a toma de suplementos que tenham na sua composição ferro e vitamina B12.

Fonte: https://www.tuasaude.com/remedios-para-mioma/

36 respostas para “Remédios para mioma no útero”

  1. Tenho mioma ele está grande sinto muita cólica antes de mestruar ,dores nas costas ,lombar .ja tomei diclofenaco, ibuprofeno .só alivia .

    1. Eu tenho pólipos de mioma no, útero, e edenimiosse, sinto muita dor, fluxos menstrual, grande qual medicamento devo usar até fazer cerugia

  2. Boa tarde tenho um mioma uterino medindo2,9×2,3cm linha endometrial centrada e homogenea medindo 3.3 de espesura ele é grande por favor

  3. Tenho mioma medindo 1,2 fui na ginecologista ela disse que não tinha necessidade de sirurgia . Será q oq ela falou é verdade, quando menstrou demora até 10 dias nos primeiros dias o fluxo é maior depois diminui oq devo fazer?

    1. Olá, pode até não ter necessidade de cirurgia, mas a tendência é aumentar e virar cirurgia, então precisa tomar algo para diminuir ou fazer logo uma cirurgia por vídeo que é menos invasiva. Eu tinha miomas pequenos, passava nos médicos na emergência com dor, eles me mandavam para casa com um remédio de alívio para dor, sem orientação da gravidade. Hoje estou me preparando para fazer um cirurgia que só pode ser aberta e vertical como uma cesariana. Além de estar com anemia e falta de vitamina D, período menstrual é terrível, fico muito mal. Impossível trabalhar fora ou fazer uma viagem de 15 dias. Vida totalmente influenciada, não substime nenhum mioma independente de tamanho, não vai nunca virar um tumor maligno, mas pode virar um transtorno gigante, sem contar a autoestima abalada de ter um volume estranho influenciando na forma do abdômen.

  4. Aqui é a Beatriz Correia, achei seu artigo excelente! Ele
    contém um conteúdo extremamente valioso. Parabéns
    pelo trabalho incrível! Nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

  5. Tenho mioma de 5 cm ,faz um mês que estou com sangramento e estou ainda na fila pra ginecologista já tomei vários anticoncepcionais e ácidos tranexâmico ,mefenâmico e continuo sangrando ,médicos do SUS não se compadecem da gente ,pra fazer algo ,tô até depressiva .

    1. Nesse tamanho acredito que você ainda possa apenas tomar remédios para diminuir e fazer uma laparoscopia, que é a cirurgia por vídeo sem corte, recuperação rápida. Se você pode, talvez seja interessante pagar uma consulta particular com uma ginecologista cirurgiã para ter uma segunda opinião sobre outros caminhos. Miomas não são malignos, não precisa ficar depressiva, mas o lado emocional influencia muito, então enquanto busca uma solução, tente praticar um esporte leve, fazer um curso, fazer algo que faça você se sentir bem.

    2. Oi, Val, também tenho miomas e fiquei muito depressiva. Passei por alguns médicos que indicaram a histerectomia. Entrei em pânico porque nunca operei nada, não tive coragem de fazer a cirurgia, mas estou acompanhando com um novo cirurgião.
      Peço que fique firme, mantenha a cabeça erguida e acompanhe em que lugar você está na fila do SUS para a consulta com um
      cirurgião ginecológico. Você não é responsável pelo que está passando.

    1. Não sei mais o que é menstruar, desde novembro do ano passado (2023). Estou tomando anticoncepcional intramuscular de 3 em 3 meses. Mas, sinto sintomas como se eu fosse menstruar, estou inchada e o abdômen alto( parece que estou grávida). E, tenho cólicas e desconforto pois o mioma mexe, está grande pois desenvolveu junto com a minha filhinha que veio a falecer dentro de mim, fiquei grávida o ano passado e descobri o mioma quando estava grávida.
      Quais são os procedimentos que que o médico ginecologista pode me orientar nesse caso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça sua pré-avaliação sem custos com nosso médico especialista
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial