INFORMATIVO

11/12/2020 Tratamento para miomas evita cirurgia e até perda do útero

Embolização dos miomas uterinos é um dos procedimentos minimamente invasivos 

A Viamed é uma empresa especializada no tratamento e embolização de miomas.

Apesar de se desenvolverem em cerca de 75% das mulheres em idade fértil, os miomas, durante muito tempo, podem passar despercebidos. Quando os sintomas começam a ficar evidentes, é possível que seja tarde e, então, a histerectomia (remoção de parte ou de todo útero) passa a ser a única saída. E foi por pouco que isso não aconteceu com a servidora pública Niete Almeida Silva.

Niete conviveu pacificamente com seu tumor benigno por mais de 20 anos e, sem dor ou qualquer outro fator que lhe chamasse atenção, não cogitava a possibilidade de ter de se submeter a uma intervenção cirúrgica. Até que, em uma consulta de rotina com o ginecologista, descobriu que o mioma não era mais um mioma, eram dois miomas, com dimensões quatro vezes maiores que as de seu útero.

“Meu abdome estava bem inchado e, durante a menstruação, o fluxo e as cólicas eram fortes. Mas, como sempre foi assim, não achava que poderia ter relação com os miomas”, lembra ela.

Depois de avaliar todas as alternativas de tratamento, Niete optou pela embolização dos miomas  uterinos, procedimento  minimamente invasivo guiado por imagem. A cirurgia foi realizada no setor de   hemodinâmica do Hospital Geral Roberto Santos (   (HGRS).

 “Eu não queria perder o útero e sabia que a técnica endovascular não tinha praticamente risco de  infecção. Além disso, não necessitava de cortes, com tempo de internação pequeno comparado ao da  cirurgia convencional”, completa.

 Um ano após a embolização, Niete não sente mais nenhuma cólica e acompanhou a redução considerável  do fluxo menstrual: “eu preciso até ficar atenta, pois não recebo nenhum sinal de que a menstruação  está vindo. Me sinto ótima, até a anemia desapareceu”.

O tumor, conforme explica ele, não precisa ser retirado completamente, desde que as artérias que o  alimentem sejam necrosadas. Aí, então, o mioma diminuirá gradativamente.

 “A técnica endovascular vai obstruir as artérias que levam sangue aos miomas. Isso se dá por meio da injeção de substâncias com efeito permanente e inofensivas ao organismo”, detalha Gustavo.

Fonte:  SESAB

5 respostas para “Tratamento para miomas evita cirurgia e até perda do útero”

  1. Fiz uma ultrassonografia e o médico me disse que estou com vários miomas no útero, disse que viu ter que tomar primolut mor por 30 dias. Tem algum outro remédio que possa tomar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça sua pré-avaliação sem custos com nosso médico especialista
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial