fbpx

INFORMATIVO

23/10/2020 EXAMES CONTRASTADOS: PARA QUE SERVE, TIPOS DE CONTRASTES E RISCOS

O que são exames contrastados? Exames contrastados são testes radiológicos que utilizam meios de contraste para evidenciar determinadas partes anatômicas. Radiografias, tomografias e exames de ressonância magnética são exemplos de procedimentos radiológicos que podem utilizar meios de contraste. Essas são substâncias químicas capazes de realçar tecidos que, normalmente, não apareceriam com nitidez em uma imagem radiológica. Em geral, o…

21/10/2020 Anticoncepcional pode afetar sua saúde e emoções

Candidíase, trombose, AVC, depressão e ansiedade são alguns dos possíveis efeitos colaterais que a pílula pode causa Normalmente, as mulheres começam a usar anticoncepcionais hormonais para evitar uma gravidez indesejada ou prevenir sintomas físicos, como ciclo irregular e ovários policísticos. É comum que apenas os benefícios do uso de métodos anticoncepcionais sejam divulgados. Entretanto, a…

20/10/2020 Cuidar de você na quarentena é sinal de autoestima

Sem exageros, o cuidado com a aparência é um cartão de visitas para a felicidade. É um aliado para controlar o estresse e a ansiedade, além de atenção com a saúde Para quem está sempre atrás da felicidade, talvez valesse a pena deixar de procurar, se aquietar, passar um tempo consigo para perceber que ela começa estando…

20/10/2020 Tratamento de mioma de útero sem cirurgia

O mioma nada mais é que um tumor benigno (não canceroso) que se desenvolve na camada muscular do útero e acomete mulheres já a partir de 25 anos; porém, somente ¼ das mulheres portadoras de mioma desenvolvem sintomas, sendo os principais: sangramento menstrual prolongado e abundante (ás vezes com eliminação de coágulos), anemia, cólicas menstruais…

19/10/2020 Quais são as evidências do impacto da embolização sobre a função ovariana?

Com relação ao impacto exercido pela embolização (isolada) ou em comparação a abordagem cirúrgica (histerectomia ou miomectomia) sobre a função ovariana, pode-se observar, no período de seguimento de seis a 12 meses, que a embolização não determina redução na função ovariana, sendo esta avaliada (nos diversos trabalhos) por meio da dosagem dos níveis séricos de…

19/10/2020 Existem evidências científicas da embolização no tratamento da adenomiose em pacientes sintomáticas?

Pacientes sintomáticas para adenomiose associada ou não a leiomioma uterino e submetidas à embolização apresentam, no período de seguimento variável de observação (3,5 a 58 meses) melhora nos sintomas, podendo estes variar de 54% a 94%63,65-70(C). Demonstram também melhora nos escores de qualidade de vida, avaliados através de questionários próprios para a análise destes domínios63,64,71(C).…

16/10/2020 Quais são as evidências científicas para pacientes que desejam a preservação do órgão e com desejo reprodutivo futuro optarem pela embolização para tratamento do mioma uterino?

Síntese da evidência: Dos trabalhos selecionados para resposta à dúvida clínica, pode-se observar, que diante de pacientes que manifestam desejo de engravidar, a realização da embolização, indicada para o tratamento dos leiomiomas uterinos sintomáticos, não impossibilitou a gestação53,21(A) 52,15,18,57,60(B). Pacientes submetidas à miomectomia ou a embolização, não demonstram diferença significativa, com relação ao número de…

16/10/2020 Existe evidência científica dos resultados entre os procedimentos de miomectomia versus embolização de mioma?

Pacientes submetidas tanto a miomectomia quanto a embolização das artérias uterinas para o tratamento do leiomioma uterino sintomático apresentam, no período de seguimento de 6 a 24 meses, melhora significativa nos sintomas e nos escores avaliadores de qualidade de vida, obtidos através de questionários validados, utilizados na análise destes domínios40(A) 41-46(B). Pacientes submetidas à embolização…

15/10/2020 EMBOLIZAÇÃO DA ARTÉRIA UTERINA

A embolização é uma técnica de radiologia intervencionista aplicada clinicamente desde a década de 60, consistindo basicamente, na obliteração intencional de um vaso em uma determinada região anatômica. Esta técnica minimamente invasiva tem sido empregada ao longo dos anos para correção de numerosas situações clínicas como sangramentos, aneurismas, malformações vasculares, tumores, etc1 (D). Para isto,…

14/10/2020 Carência – Plano de Saúde

Carência: período para começar a usar o plano Para saber a partir de quando você poderá utilizar seu plano após a contratação, é importante verificar os prazos de carência. Carência é o tempo que você terá que esperar para ser atendido pelo plano de saúde em um determinado procedimento. Essa informação deve estar claramente disposta…

Entre no nosso grupo sobre Mioma
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial